segunda-feira, 27 de julho de 2009

Imagens das Férias

Queridos,
passei alguns dias em Vassouras, interior do estado do Rio de Janeiro, e pude conferir o Festival Vale do Café 2009, que recomendo a todos. Foi ótimo!
Para quem não conhece, Vassouras é uma cidade importantíssima para a história do café no Brasil. Conhecida como a “cidade dos barões”, ela teve seu apogeu na segunda metade do século XIX.
O evento Cortejo de Tradições aconteceu no último sábado dia 25 de julho, na praça Barão de Campo Belo, no centro histórico da cidade.

Na praça Barão de Campo Belo, com a Matriz Nossa Senhora da Conceição ao fundo
A seguir coloco algumas imagens registradas por mim da lindíssima apresentação de jongo (patrimônio cultural imaterial registrado pelo IPHAN) realizada pela comunidade quilombola da Fazenda São José, de Valença.

"O jongo é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, dança coletiva e práticas de magia."
"É praticado nos quintais de periferia urbana e de algumas comunidades rurais do sudeste brasileiro."

"O jongo é uma forma de louvação aos antepassados, consolidação de tradições e afirmação de identidades."

"Tem suas raízes nos saberes, ritos e crenças dos povos africanos, principalmente os de língua bantu."

"São sugestivos dessas origens o profundo respeito aos ancestrais, a valorização dos enigmas cantados e o elemento coreográfico da umbigada."
"No Brasil o jongo consolidou-se entre os escravos que trabalhavam nas lavouras de café e cana-de-açúcar, no sudeste brasileiro, principalmente no vale do Rio Paraíba. Nos tempos da escravidão, a poesia metafórica do jongo permitiu que os praticantes da dança se comunicassem por meio dos pontos que os capatazes e senhores não conseguiam compreender. Sempre esteve assim, numa posição marginal onde os negros falam de si, de sua comunidade, através da crônica e da linguagem cifrada.” (Texto extraído do Portal do IPHAN)
Para saber mais sobre o jongo, acesse: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?retorno=detalheInstitucional&sigla=Institucional&id=13183
Então, o que me dizem?

Nenhum comentário: