sexta-feira, 13 de março de 2009

O Parágrafo (Revisão)

Olá queridos,coloco a seguir o material que havia prometido a vocês.
O PARÁGRAFO
É uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada idéia central (tópico frasal), a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.(Othon M. Garcia)
PARÁGRAFO = T. F. + DESENVOLVIMENTO DO T. F.
É essa relação que garante a UNIDADE do parágrafo
IDÉIA CENTRAL = TÓPICO FRASAL (INTRODUÇÃO do parágrafo que expressa a idéia-núcleo que será desenvolvida)
QUALIDADES DO PARÁGRAFO
CORREÇÃO GRAMATICAL – Concordância (verbal e nominal); conjugação verbal; ortografia; acentuação; pontuação.
UNIDADE – Pode ser em grande parte conseguida com o T. F.: uma só idéia predominante. Dizer uma coisa de cada vez, omitindo o que não é essencial ou não se relaciona com a idéia-núcleo (T. F.). Evitar: fragmentar o desenvolvimento da mesma idéia-núcleo em vários parágrafos; pormenores impertinentes (digressões); acumulações de informações e frases entrecortadas.
COERÊNCIA – É a relação entre a idéia-núcleo (T. F.) e as secundárias (desenvolvimento). Ordenação das idéias de maneira lógica; proposições igualmente lógicas.
COESÃO – Utilização adequada de pronomes e de elipses; reiteração por meio de sinônimos; correlação de tempos verbais; conexão entre as orações (interligação das idéias por meio de conectivos).
CONCISÃO – Evitar a prolixidade e os detalhes supérfluos; não sobrecarregar a frase com adjetivos e advérbios; lembrar que “menos é mais”.
CLAREZA – ordenação lógica das idéias; linguagem simples e eficiente; ordem direta, paralelismo semântico e sintático; períodos curtos. Evitar ambigüidades e redundâncias.
☺ Se a redação é um conjunto de idéias associadas, cada parágrafo (no DESENVOLVIMENTO) deve corresponder a cada uma dessas idéias. É da divisão do assunto que depende a extensão do parágrafo. No caso de uma redação de 25 linhas, por exemplo, pode-se pensar em cinco parágrafos (1º introdução, 2º, 3º e 4º desenvolvimento e 5º conclusão).
☺ O núcleo do parágrafo de uma dissertação deve ser uma idéia. O de uma narração deve ser um incidente (episódio curto), e o de uma descrição, um quadro (um fragmento de paisagem ou ambiente num determinado instante, entrevisto de determinada perspectiva).

Nenhum comentário: