sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A música da Semana de 22

Grupo da Semana de 22

Grupo da Semana de 22 - Legenda da foto

Sim, sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música eu deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que eu transponho instintivamente para tudo que escrevo”. (Heitor Villa-Lobos)

“Convidado por Graça Aranha, Villa-Lobos aceita participar dos três espetáculos da "Semana", apresentando, dentre outras obras, as ‘Danças características africanas’. Em número de três – ‘Farrapós’, ‘Kankukus’ e ‘Kankikis’ –, foram originalmente compostas para piano solo, entre 1914 e 1915, e receberam de Villa-Lobos o subtítulo "Danças dos Índios Mestiços do Brasil". O compositor diz ter se inspirado em temas dos índios Caripunas, do Estado do Mato Grosso, cuja raça seria formada do cruzamento com negros. É a partir das "Danças" que começa a delinear-se a linguagem villa-lobiana, que viria a se consolidar nos anos 20 com suas viagens à Europa. Durante a Semana de Arte Moderna, as "Danças Características Africanas" foram apresentadas para octeto (flauta, clarinete, piano e quinteto de cordas), numa transcrição do próprio Villa-Lobos.” (texto extraído de http://www.museuvillalobos.org.br/).
Se ainda hoje “Kankikis” provoca estranhamento, imaginem quando foi apresentada em 1922! Quem está curioso para escutar o som da Semana de Arte Moderna? Versão do Quartestoscopio http://www.youtube.com/watch?v=5ol512ukvUA
Então, o que me dizem?

4 comentários:

Aline Simões disse...

Muito doida essa tal de "Kankikis" hein professora ! HAHAHA =)
Parecem vários estilos musicais em apenas uma música.
Sem dúvida provoca ainda um estranhamento, naquela época então nem se fala !

Beijos

Luciana Messeder disse...

Você entendeu o espírito da coisa!
A palavra-chave é experimentação.
Eles estavam lutando pelo direito à pesquisa estética, pela liberdade ("contra todas as fórmulas")e pela "contribuição milionária de todos os erros".
Parabéns, Aline!!!
Beijos

Danilo disse...

estranha era a ortografia deles hahahaha mas isso seria um anacronismo analisar de acordo com a nossa mentalidade. Mas que era feio, era.

Luciana Messeder disse...

Ah! Não é feio não! É bonitinho!!! Hahaha
Tô adorando os comentários de vocês!
Bjs